Há na realidade tres formas fundamentais: criar-se a chamada "biblioteca" de genes, fabricar-se o gene em laboratório a partir de RNA mensageiro ou sintetizar-se o gene, nucleotídeo por nucleotídeo, na sequência desejada.
- "Biblioteca" de genes : Nesse método, obtém-se plasmídeos de bactérias e uma amostra de DNA do organismo cuja "biblioteca" de genes queremos criar. Podemos explicar da seguinte forma: 1. Uma amostra de DNA e plasmídeos são cortados pela mesma enzima de restrição. 2 Mistura-se o DNA com os plasmídeos abertos. 3. Resulta uma mistura de diferentes plasmídeos. 4. Os plasmídeos são postos em contato com bactérias e colocados num meio de cultura. 5. As colônias de bactérias tem cada uma um fragmento diferente do DNA da amostra. Isolam-se as colônias individuais em meios de cultura. Cada cultura é um "volume" da biblioteca de genes.
- Síntese do gene atrvés de RNA mensageiro : Às vezes, o pesquisador dispõe do RNA mensageiro responsável por determinada proteína. A partir desse RNA, pode ser fabricado em um laboratório um segmento de DNA com uma sequência complementar. Esse DNA, evidentemente, terá uma sequencia identica à do gene que produziu originalmente o RNA mensageiro. Um dos trunfos nessa técnica é a utilização de uma enzima chamada trascriptase reversa*, que permite a produção de DNA a partir de uma molécula de RNA. O DNA assim produzido é chamado de cDNA, ou DNA complementar.
*
trasnciptase reversa: Ela existe em alguns vírus cujo material genético é o RNA, como o da AIDS; a partir dela, o RNA viral produz DNA que se incorpora ao cromossomo do hospedeiro.
- Síntese do gene por adição de nucleotídeos: Isso é feito normalmente para genes que codificam polipeptídeos ou proteínas de pequeno tamanho. Suponha que conheçamos a sequencia de aminoácidos de um pequeno polipeptídeo. Cada aminoácido, você deve se lembrar, é codificado por uma sequencia de tres nucleotídeos do DNA, chamada códon. Basta usar a tabela do código genético, já conhecida, para sermos capazes de construir uma sequencia de nucleotídeos que corresponda exatamente à sequencia de aminoácidos da proteína.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.